Atividade 3.3
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM:ENSINADO E APRENDENDO COM AS TIC.
Apresentação do Projeto
O curso de informática tem a missão de dar apoio aos educandos oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas disciplinares. Além de servir como uma excelente ferramenta didática para o ensino nas diversas disciplinas do curso.
Objetivo
O objetivo do projeto é disponibilizar para os alunos de ensino fundamental, do Centro de Educação básica Paulo Freire, um curso de informática básica com as seguintes iniciativas:
*Oferecer cursos de capacitação para os alunos para que eles possam conhecer a tecnologia no ambiente escolar;
*Mostrar aos alunos como lhe dar com o computador de forma simples com a linguagem própria e familiar;
*Motivar o interesse em pesquisas e a curiosidade do aluno;
*Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situação de resolução de problemas.
As recomendações existentes neste trabalho darão base para implementar um ambiente estável e definir que possam ser aplicados em curto, médio prazo, possibilitando um crescimento no curso de computadores de forma complementar.
Desenvolvimento
Esse momento é muito importante e não se deve forçar o professor a uma mudança de atitude diante da potencialidade expressa pelo computador. É o momento do contato, de domínio, em que ele precisa estar seguro diante introdução da Informática. Segundo PENTEADO (2000): “ Professores devem ser parceiros na concepção e condução das atividades com TI ( Tecnologias Informáticas) e não meros espectadores e executores de tarefas.” O importante é que o professor se sinta como uma peça participativa do processo e que a aula continua sendo dele, apesar de ser preparada, na sua forma, por um instrumento estranho ou por outra pessoa. Nesse momento ele observa a Informática como um novo instrumento, um giz diferente! E usa, com mais freqüência, os softwares educacionais existentes.
Por se tratar de um ambiente com equipamentos eletrônicos de fácil manuseio, o curso tem suas disciplinas na qual os educando passarão por etapas de teorias e praticas:
- Apresentação do ambiente tecnológico;
- Teorias da evolução do computador;
- As partes físicas e suas funções;
- Apresentações dos softwares.
Complemento das ferramentas para o aprendizado.
A mudança ocorre, quando o professor perceber que pode fazer mais do que está acostumado; é o momento em que ele começa a refletir sua prática e percebe o potencial da ferramenta. Nesse momento o professor está vulnerável as mudanças. Ele vai da defesa para a descoberta. É o momento propício para o coordenador de Informática sugerir modificação na sua prática pedagógica.
Por fim, as mudanças ocorrem mais na forma de trabalhar a aula. Agora existe uma preocupação de explorar a ferramenta, para ajudar no processo de aprendizagem.
Referências Bibliográficas
Proinfo Integrado, Guia do Cursista, Segunda Edição - Ministério da Educação - 2010
BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001
SOARES, Carminha, a inclusão social e a mídia: único olhar/ Carminha Soares – São Paulo Cortez 2009.
Atividade 3.4
Diante de todas as mudanças que vivenciamos em nossa sociedade com relação as novas tecnologias podemos considerar que as mesmas vieram para nos guiar e nos ajudar a lidarmos com uma nova era que requer muito esforço de cada um de nós, nosso aluno hoje precisa ter noção de como interagir com esse conhecimento, caso contrário será atropelado pelas mudanças. Inicialmente porpomos uma atividade de pesquisa feita em dupla, onde nós mediadores desse conhecimento orientaríamos nossos alunos a pesquisarem um tema proposto na ferramenta da internet. E com o uso do laboratório de informática os alunos farão a pesquisa , e antes de mais nada daríamos encaminhamentos de como a pesquisa deveria ser feita, onde se daria então a interação com a ferramenta que liga voçê a qualquer parte do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário